sábado, 20 de setembro de 2008

"51, uma..."


Vejo as propagandas políticas e fico pensando que fim levou a arte da propaganda. Não que eu seja uma entendida disso (amigos meus, como a Rê do blog que eu recomendo aí do lado, poderiam falar muito mais sobre este assunto), mas a verdade é que as boas idéias sempre me atraíram. E -imagino eu- propagandas tinham, inicialmente, a finalidade de convencer alguém através de boas idéias. O que defino como boas idéias? Não as classifico através de um olhar da ética ou da moral, mas simplesmente da capacidade criativa, da inteligência, da poesia. "Boa idéia!", costumava-se dizer.

Acontece que, em meio a comícios, paródias de músicas sertanejas e carros visualmente poluídos, algumas frases me chamam a atenção -nenhuma em especial, pois são todas parecidas. Me chamam a atenção porque nelas não vejo nada mais do que a tentativa de atrair o público a qualquer custo. E o caro preço a ser pago, além da falta de criatividade que define uma "boa" idéia, envolve também a ética e a moral que definem uma idéia "boa".

Não gosto de ser pessimista, mas duvido que haja veracidade e autenticidade numa só frase daquelas. Duvido que elas tenham realmente saído da boca do fulano cujo nome está em cima de tais palavras. Em alguns casos, duvido até mesmo que ele tenha ao menos as lido em um papel e aprovado antes que virasse adesivos ou faixas.

Na verdade, não são só as propagandas políticas que mexem comigo, são as propagandas em geral. Trata-se da venda das idéias -e, aqui, é legal a gente pensar nesse termo: "venda das idéias". A palavra "venda" pode ser do verbo vender, mas também pode ser um pedaço de pano que amarramos sobre os olhos, nos impedindo assim de enxergar.

Palavras mexem com a gente. Gente é feita de palavras. Palavras são armas. E penso se ainda há tempo para fazermos algo a respeito -e tratarmo-nas (as palavras) com respeito.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi more! hehehe concordo com vc publicidade hoje em dia é uma porcaria, afinal eles não pensam no produto no consumidor e na reação a eles, só querem saber de vender e vender.
com eu já disse no meu blog: "Marketing é a ciência que faz as pessoas gastarem o que não tem, com o que elas não precisam."
Perderam totalmente o tato com o público...tá triste.
E politica então..pff, nem preciso comentar toda a porcaria está aí debaixo do nosso nariz, só não vê quem não quer. Eles simplesmente leem e decoram oque o marketeiro deles escreveu.
É muito triste ver q o povo acredita em muita coisa sem questionar....
Bom quanto ao meus post, foi só um desabafo bobo....familia não é sempre um mar de rosas, a minha então mto menos haha, mas estou melhor.
Brigada, sempre, pelo apoio!

Bjãoo