quarta-feira, 30 de abril de 2008

Sex and The Sims


Li no UOL que pesquisa do Datafolha (http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u393902.shtml) mostrou que quatro em cada dez filhos não foram planejados, sem contar os casos de aborto. É um dado interessante pra viajar.

Imagine sua salinha da pré-escola: dos seus 20 coleguinhas, oito não tiveram um esboço antes da arte-final. Na linguagem psicanalítica, não foram "bebês fantasmáticos", ou seja, não viveram primeiro na imaginação da mãe e do pai, não foram concebidos pelos desejos e pelas fantasias dos progenitores antes de vir ao mundo real (/ virtual?). Mais estranho ainda pensar se você faz parte dessa turma dos oito.

Indo pra faculdade, então: dos 60 colegas da sala, 24 também não foram rascunhados. É bastante gente. Imagine a sala sem eles.

Imagine um estádio de futebol sem esses 40%.

Imagine o Brasil.

Imagine a China.

Imagine o mundo.

Como é que seria? É fato de outras pesquisas -e do senso-comum também - que a criança planejada tende a ter maior cuidado e estrutura pra ser recebida, tem uma vivência inicial de vida (vulgo infância) mais feliz e, se tudo der certo, tem base para poder transmitir este exemplo pra sua prole.

Não deixo de lembrar de um cara interessante chamado Donald Winnicott que falava que a conduta anti-social era uma forma da criança ou do adolescente reivindicar algo que lhe foi roubado. No senso-comum, é o tal do "querer chamar atenção". Cada vez que penso nisso, mais acho que o Winnie tinha razão.

Eu, sinceramente, muitas vezes sou a favor da qualidade em prol da quantidade. Acho que controlar e criar filhos não é fácil como no The Sims -e olha que lá nem sempre é fácil também (tente criar gêmeos sem sofrer ameaça da assistente social de vir buscá-los porque você não os alimentou de madrugada).

Não que reduzir o planeta em 60% da "carga" atual seja a solução final para todos os nossos problemas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hehehe Adorei... mas fiquei achando que esse post pode ser um sintoma das conversas sobre triagem!! rsrs
Beijossss