segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Lixo psíquico (ou mensagem de fim de ano)


[Imagem do site www.jbrj.gov.br]
O termo "lixo psíquico" é de Maria Elizabeth Pacual do Valle, e o encontrei num livro chamado "Grupoterapias: abordagens atuais", de Luis Carlos Osorio. Copio aqui um parágrafo, em que ele fala do profissional que tem que cuidar do outro (psicólogo, médico etc), mas que vale pra todo mundo:

"Por lixo psíquico entendemos tudo aquilo que é reprimido, não expresso ou acumulado sob a forma de ressentimentos, angústias e frustrações e que irá poluir nossa relação com os outros e intoxicar nossa mente. Aquilo, enfim, que faz com que, em nosso cotidiano, haja mais sofrimento do que o inevitável e que decorre, por exemplo, do modo como exacerbamos nossos sentimentos de culpa, superdimensionamos nossos erros, incrementamos a auto-piedade, focamos nossa atenção no que de negativo nos acontece ou ainda transformamos a admiração em inveja, a competição em rivalidade ou opiniões divergentes em hostilidade. Dizendo de outra maneira, é a sobrecarga que adicionamos ao que é o fardo cujo transporte é inerente à tarefa que realizamos"


É, gente... Nessa era em que nossa bandeira é a ecologia, nada melhor que começar limpando nossos próprios lixos psíquicos! É essa minha mensagem de fim de ano letivo (que, aliás, foi meu último...) Beijos.

Um comentário:

Unknown disse...

ótemo, tenho muitos lixos psíquicos pra limpar hahaha
pelo menos estou ciente disso...

Quanto a eu largar meu blog, é verdade, me dei conta disso hoje, quando postei uma merreca lá...

Quanto ao vídeo darei uma olhada pq tb estou a fim de colocar uns ^^ depois te falo.

bjoss